Autor Tópico: [XP] Mapeando Cavernas  (Lida 882 vezes)

bar_master
  • *
    • www.gemstone.forumbrasil.net
[XP] Mapeando Cavernas
« de: Maio 17, 2008, 12:27:22 »
Mapeando Cavernas
traduzido pela Gemstone
criado por Dwight Delleva

O tutorial a seguir pode ser aplicado com outros mapas, usando outros tilesets de cavernas.
 Nota: as imagens são simples, pois servem apenas para demonstração.

Conteúdo:
 Introdução
 Revisando o Tileset
 Mapeando da maneira tradicional
 Mapeando da maneira mais fácil
 Outros tilesets e outros jeitos de usá-los

Introdução:

Os botões:
 Use os três botões de desenho à sua conveniência.
  Lápis - ele faz um pequeno ponto quando você clica na área de mapeamento. Quando você arrasta o mouse, cria uma linha. Com esse botão, pode-se criar facilmente algo como um solo escuro, como mostrado na imagem abaixo.
  Retângulo - esse faz uma quadrado ou retângulo, conforme você arrasta o mouse.
  Elipse - cria um desenho no formato circular.

Botões de Camadas - Essas são as camadas do mapa. A laranja corresponde ao nível. O primeiro ícone é a camada baixa ou camada 1. O segundo é a camada mediana ou camada 2; o terceiro, camada alta ou camada 3. Já o último ícone, o azul, é a camada dos eventos. É muito útil quando alguns tiles estão faltando, olhe na imagem abaixo. Veja o objeto marcado escondido atrás de um solo elevado. Para arrumar este problemas, apenas insira um evento através da camada dos eventos.

Inserindo o evento pela camada dos eventos usando o tile certo, o objeto se tornará visível.

Isso pode ser feito escolhendo a última opção do evento.

Revisando o Tileset

Os tiles marcados na imagem abaixo são o que eu chamo de tiles de altura. Os 'upper' podem ser usados na camada 2 ou 3, enquando os 'lower', na camada 1. Os tiles marcados com um "S" são usados com os tiles de altura.

Para que seu herói possa entrar nos tiles de altura, você pode usar os marcados na imagem:

Olhe abaixo um exemplo de como os tiles podem ser usados. As escadas podem ficar na camada 2 ou 3.  No declive, como podem ver, é na camada 1. As escadas de cordas podem ser usadas como a que eu fiz abaixo.

Os tiles marcados a seguir são tiles que eu chamo de bordas. Podem ser usados para escurecer espaços e fazer aparecer o formato da caverna.

Os próximos tiles são as paredes que podem ser usadas na camada 1. Os tiles com linhas quebradas ainda são partes das paredes. Quanto maior a parede, mais escura ela deve ficar para simular um abismo. Outras partes serão vistas na próxima imagem.

Agora veja como pode ficar:

Olhe para o lado esquerdo da imagem abaixo para ver os tiles usados na área de mapeamento. Os mesmo tiles podem ser encontrados em outros tilesets, mas com a posição e elementos alterados. A camada 1 é a melhor para colocar as paredes e o chão.

Veja a imagem abaixo para aprender a construir os elementos das paredes de uma caverna.

Os tiles marcados no tileset do lado esquerdo correspondem às cores marcadas na área de mapeamento. Podem ser comparadas com as outras imagens que você irá encontrar.

Os tiles marcados agora podem ser usados da mesma forma que os da próxima imagem.

Para o mapeamento comum, a metade superior da caverna (do ponto laranja e azul-piscina até o ponto rosa na área de mapeamento) podem ser usados na camada 1. Já os outros pontos, as bordas podem ser nas camadas 2 ou 3.

Se nós adicionarmos um chão de elevação pela camada 2, devemos pôr as bordas pela camada 3. Se não colocar esse chao, ainda poderá usar a camada 2. Sempre poderá usar qualquer camada para colocar seus tiles. Jogue para ver como tudo funciona. Quando algum outro chega perto, você pode usar a camada 2 ou 3 para os autotiles. Leia a seção de como desenhar facilmente uma caverna usando os tiles preparados.

As marcas laranjas na imagem abaixo podem ser usadas para desenhar a altura e a largura das suas cavernas. O mesmo para os pontos rosa e azul. Para uma variação nas paredes, você pode usar os tiles marcados. Para adicionar sombras, use as outras marcações. Para entender melhor as marcas, veja as imagens da seção "Mapeando da maneira mais fácil". Os pontos amarelos com o retângulo definido na área de mapeamento são as sombras das paredes.

Mapeando da maneira tradicional
 Se você quer fazer isso da maneira mais lenta, siga esse tutorial.

Você deve usar a camada 1 para as paredes, bordas e chão da caverna. Nós usaremos o tile marcado abaixo.

Na camada 1, use os seguintes autotiles. Desenhe-os de uma maneira aleatórea.

Use o tile escuro marcado como mostrado na imagem abaixo para adicionar um espaço preto.

Agora a imagem abaixo é como os tiles são usados na área de mapeamento.

Usamos a segunda camada para as bordas que ficam acima do herói. Siga as marcações no lado esquerdo, o tileset.

Se for usar o tile da luz do dia, coloque na camada 1.

Então, coloque as bordas pela camada 2.

Se você decidir adicionar mais coisas como elevações na camada 2....

... Coloque as bordas na camada 3.

Veja como ficou no teste:

Mapeando da maneira mais fácil
Siga esse tutorial se você quiser mapear caverna rapida e facilmente.

Nota: nesse tutorial, você pode seguir um dos dois jeitos. No primeiro, os autotiles são usados na camada 3, então os tiles elevados podem ser usados facilmente na camada 2. No segundo você poderá usar mais tiles do tileset. O segundo jeito usa a segunda camada para os autotiles. Nesse jeito, você ainda terá os tiles de elevação. Vai apenas precisar ter de cobrí-los na camada 3.

Usaremos os seguintes autotiles para o interior de cavernas.

Vá para o database e defina-os para tilesets específicos. Defina a passagem para quadrado e a prioridade, para 5. Isso vai deixar o autotile como um tile normal.

O autotile vai aparecer como na imagem abaixo.

Jeito 1

Usaremos os tiles marcados para o chão da caverna.

Clique no botão de preencher e mude para a camada baixa .

Clique em qualquer lugar da área de mapeamento. Preencha toda a tela com o chão na camada 1.

Agora pegue os autotiles acima e preencha o mapa de forma randômica.

Vamos à camada 3 . Escolha o autotile que formará o formato da sua caverna. Adicione uma pequena área que será a entrada. Faça-a  notável para que os olhos do jogador a veja.

Use a ferramenta preencher e clique fora da linha que você traçou. Isso deverá deixar seu mapa assim.

Volte à primeira camada e coloque as paredes. Use os tiles marcados na parte do tileset.

Você pode usar o tile de luz na entrada na primeira camada.

Vá à camada 2 . É aqui onde você põe as "coisas" da caverna.

Use a terceira camada para corrigir algumas coisas ou adicionar outras.

E é assim que vai ficar no jogo:

Jeito 2:

Camada 1: Usamos o chão, parede e as elevações.

Camada 2: Usamos as bordas das paredes e partes das elevações.

Camada 3: Usamos esta camada para cobrir os tiles que precisamos esconder, corrigindo as elevações da camada 2.

No jogo:

Os nomes marcados na parte esquerda das imagens, como a mostrada abaixo, são o mesmos tiles que você pode ver no quadrado laranja. Os tiles marcados como os de sombra são aqueles que podem ser usados como paredes escuras na sua caverna. Olhe a camada 1 da imagem antes de olhar para a sombra. A marcação amarela na área de mapeamento usa as sombras. Usamos os pontos laranja para pegar a altura e largura da parede. O mesmo foi feito com os pontos azul.

Outros tilesets e outros jeitos de usá-los

Caverna Rochosa
 Não salve direto dessa imagem, pois ela é apenas uma prévia. Clique nela para obter o tileset.

Camada 1:

Camada 2:

Camada 3:

No jogo:

Inferno:
 Não salve direto dessa imagem, pois ela é apenas uma prévia. Clique nela para obter o tileset.

Outra coisas que você pode usar:

Camada 1:

Camada 2:

Camada 3:

No jogo:

Interior de Árvore:

Camada 1:

Camada 2:

Camada 3:

No jogo:
Vamos conhecer a ReinoRPG profundamente...

Rafidelis
  • *
  • I Back for RRPG. xD
    • Reino Rpg
Re: [XP] Mapeando Cavernas
« Resposta #1 de: Maio 17, 2008, 12:36:18 »
1° a comentar
Muito bom Bar_master!
Parabens msm a GemStone tha evoluindo a cada dia!
Se precisar de ajuda na hora de encontrar tutorias ou outras coisas para traduzir...e so falar comigo pq eu sempre to em site,alemaes,franceses e etc..!
Parebens como ja te dei Pr, vou lhe dar 20 muedas!
Acesse o tópico do Meu jogo:

Acesse a Pasta com todos os meus scripts, clicando aqui!

B.
  • *
  • www.bruno.dm@hotmail.com
« Resposta #2 de: Maio 17, 2008, 12:38:00 »
cara meu parabens
otima tradução desta aula
+ rep por trazer mais uma otima aula
fuiz

"Aviso - enquanto estava escrevendo a sua mensagem, foi enviada uma nova resposta a este tópico. Você pode talvez querer rever a sua mensagem." Po era pra eu ser o primeiro xD
Spoiler for Hiden:

Night'Walker
  • *
  • Noctis divi almam vestram protegant!
« Resposta #3 de: Maio 17, 2008, 03:53:41 »
Nossa muito bom, a maioria das técnicas mais avançadas de mapeamento é explicado aqui, com certeza se uma pessoa ler certinho já vai conhecer todos os métodos de se mapear assim ficando a cargo da sua criatividade fazer algo bom.

O que achei mais interessante é que é uma forma bem generalizada, pode ser utilizada em qualquer tipo de mapa, e não da dicas de mapeamento em sim mas de métodos para se obter o maximo do sistema do RPG Maker XP.
Si vis pacem, para bellum.

Raziel
  • *
  • Whatever ^^
« Resposta #4 de: Maio 17, 2008, 03:33:16 »
Novamente o membro Bar_Master da Gem_Stone botando para quebrar ;~)

6 RPs, tô ferrado mesmo ;~O
і Qué triste viver sin amor!
El alma me va a estallar,
que el desconsuelo es dolor
y el dolor es soledad.
El alma me va a estallar.

Wiseblade
  • *
« Resposta #5 de: Maio 17, 2008, 09:20:53 »
Muito bom mesmo, bar_master!  :)

Essa sua contribuição aqui no ReinoRPG foi mais que incrivel, o tópico está super organizado e bem explicado. Parabéns.  ;)

Revin
  • *
  • Rest. In. Peace. White...
    • Gamer-A
« Resposta #6 de: Maio 18, 2008, 12:11:54 »
Vc tem um dom para isso, tanto para mapeamento como para organização.
SEu tuto está nota 10!
E merece ser remunerado por isso!
(+1 RPT)

Gagnel
  • *
  • Offmaker
« Resposta #7 de: Maio 18, 2008, 12:20:03 »
Otimo tuto ^^

Existem alguns tilesets que tem uma predisposição para serem mal feitos. Voce pegou um desses tilesets e criou um tuto ensinando a usa-lo bem. Meus parabéns, você realmente merece ^^

+ 1 de reputação e + 2 moedas
Estou dando um tempo no maker, preciso firmar as minhas notas.

dastrevas
    *
« Resposta #8 de: Junho 28, 2008, 12:21:35 »
muito bom mesmo xD

pow eu gostaria de sabe como vc fez pra por HP SP do seu pessonage?