Autor Tópico: BestMap Gameplay  (Lida 4445 vezes)

Night'Walker
  • *
  • Noctis divi almam vestram protegant!
BestMap Gameplay
« de: Setembro 07, 2009, 04:23:16 »

.: INTRODUÇÃO :.

O BestMap Gameplay é um concurso onde o participante deverá criar um jogo em apenas um mapa. Este mapa deverá ter ínicio, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilizando-se de todos os elementos que figuram no RPG como exploração, batalhas, puzzles, diálogos, itens entre outros. Vencerá o mapa que apresentar a melhor jogabilidade aliada a outros fatores descritos abaixo.

A proposta é forçar a criatividade através das limitações impostas, fazer muito com pouco, estimular soluções originais e dinâmicas para construir algo divertido com idéiais simples e funcionais, abandonando preceitos clássicos e não mais interessantes.

.: PREMIAÇÃO :.

Os prêmios serão dividos entre os Prêmios Locais, que serão definidos em separado por cada fórum, e o Prêmios Principais, que serão as premiações principais e coletivas do concurso, havendo também premiações para o segundo colocado.

O Autor do projeto vencedor irá receber do ReinoRPG como Prêmio Local:

Matéria e Entrevista no Portal;
30 Pontos de Reputação;
Tópico Fixo na Área de Exposição de Jogos por um mês;
Plaqueta de Campeão por dois meses.

Cada integrante da equipe do projeto vencedor (caso o projeto não seja individual) irá receber do ReinoRPG como Prêmio Local:

30 Pontos de Reputação;
Plaqueta de Campeão por dois meses.

O Autor do projeto vencedor irá receber como Prêmio Principal:

Um Vale Presente na loja Saraiva no valor de 80 reais.
Entrevista exclusiva na MakerWorld;

O Autor do projeto segundo colocado irá receber do ReinoRPG como Prêmio Local:

20 Pontos de Reputação;
Plaqueta de Campeão por um mês.

O Autor do projeto segundo colocado irá receber como Prêmio Principal:

Ainda não decidido.

.: COMO PARTICIPAR :.

Para participar basta postar seu projeto no tópico de inscrições, devendo-se seguir as regras dispostas logo abaixo.

Cada projeto poderá ser criado por uma equipe, porém apenas o tido como Autor na consumação da inscrição irá receber as Premiações Principais. A divisão da premiação (se assim desejarem) é de responsabilidade do Autor.

.: REGRAS :.

O projeto deverá conter apenas um único mapa;
Qualquer versão do RPG Maker pode ser utilizada;
Qualquer script ou recurso gráfico pode ser utilizado;
Os projetos não deverão estar encriptados;
Será requerido uma lista de todos os recursos principais utilizados e o nome de seus autores;
O tamanho total do mapa não pode ultrapassar o limite de 100x90;
Não pode-se usar qualquer tipo de programacão que altere a concepcão original dos mapas no RPG Maker ou possibilite a utilização de mais de um mapa. Tendo-se como um único mapa o mapa criado através da interface do rpg maker e gerado o arquivo rxdata que também não pode ser alterado manualmente;
Só poderão ser utilizados mapas adicionais para sistemas complementares;
É proibido o uso de mais de um  chipset/tileset para simular mais de 1 mapa;
Os inscrições deverão ser feitas até o dia 1 de Dezembro.
Para se inscrever você deve postar três screenshots do projeto ou uma demonstração.
Os projetos deverão ser enviados até o dia 1 de Janeiro.

.: VOTAÇÃO E CRITÉRIOS :.

A votação será realizada por um grupo composto por dez pessoas préviamente selecionadas.

• Cronus;
  • Rafidelis;
  • Atoa;
  • KaHh;
  • Night'Walker;
  • Clow;
  • Hian;
  • DarkJouse.

Estes irão dar notas aos projetos testados de acordo com os critérios descritos abaixo. Normalmente, o projeto com a maior média de notas será o vencedor.

Os membros do grupo de votação poderão participar do concurso, porém óbviamente não irão avaliar seus próprios projetos.

Fatores Principais: Os que irão compor 75% da nota final do projeto.

Jogabilidade: Envolve o aspecto jogável do projeto, como os sistemas se interagem na formação da experiência de jogo em si.
    Originalidade: O quanto as idéias e sistemas do jogo são originais e diferenciados.

Fatores Adicionais: Irão compor os 25% restantes da nota final.

Gráficos: Originalidade e beleza, irá contar aqui um bom mapeamento, gráficos editados, originais, etc.
    Áudio: Como será utilizado o Áudio no jogo, desde o uso de efeitos sonoros até a aplicação de BGMs e BGSs.
    Roteiro: História e desenvolvimento dos fatos no jogo.
    Programação: Criatividade, organização e eficiência dos sistemas do jogo.

.: FAQ :.

1. Qual a definição de mapa?
    Um mapa é considerado o mapa criado através da interface do RPG Maker e que gera por efeito o arquivo respectivo RXDATA.

2. Qual o objetivo desta regra?
    Não pode-se usar qualquer tipo de programacão que altere a concepcão original dos mapas no RPG Maker ou possibilite a utilização de mais de um mapa. Tendo-se como um único mapa o mapa criado através da interface do rpg maker e gerado o arquivo rxdata que também não pode ser alterado manualmente;
    O objetivo desta regra é evitar que se utilize de RGSS para de alguma forma utilizar mais de um mapa como se fosse um só. Só proíbe a utilização de scripts que venham a tornar possível que você use dois ou mais mapas como um. Pois a regra é clara, deve haver apenas um mapa jogável.

3. A que se refere esta regra?
    Será requerido uma lista de todos os recursos principais utilizados e o nome de seus autores;
    Se refere a listar os créditos dos recursos e scripts utilizados.

4. Em que eu posso utilizar mapas adicionais?
    Eles devem ser usados para desenvolvimento de sistemas complementares ao mapa principal.

5. Pode fazer jogos de qualquer genêro ou só RPG?
    É válido qualquer tipo de jogo que não fuja a proposta de um mapa nos padrões do RM, ou seja deve prevalecer o mapa em visão panorâmica superior, não impossibilitando que as batalhas ou sistemas complementares sejam em visão lateral, por exemplo.

6. Posso participar de ou fazer dois projetos?
    Não.

7. Posso fazer o mapa usando o método gráfico de panoramas/pictures?
    Desde que não ultrapasse o limite máximo de 100x90 (3200x2880px) e não utilize mais de um panorama para simular mais de um mapa.
    « Última modificação: Janeiro 28, 2010, 01:42:05 por Night'Walker »
    Si vis pacem, para bellum.

Cronus
    • *
    Re: BestMap Gameplay
    « Resposta #1 de: Setembro 07, 2009, 04:35:15 »
     E que os jogos comecem.

Estava realmente muito ansioso pra que este concurso começasse, e estou louco pra ver os projetos dos concorrentes.Não há dúvidas de que será um grande evento, assim como um grande desafio para todos os participantes.
     Lembrando que o mais importante é a auto-realização como maker, portanto concentrem-se em fazer o melhor possível.

Boa sorte à todos os competidores, e espero que este concurso seja um sucesso.

Arkhan Holycross
    • *
    • Leal e Bom (Justo)
    « Resposta #2 de: Setembro 07, 2009, 06:14:29 »
    Já postei no Jornal Maker. Desejo boa sorte aos participantes e ficamos aqui na torcida!

(y)

Lima
      *
    • O Limão está de volta!
    « Resposta #3 de: Setembro 07, 2009, 06:41:07 »
    Uau! Excelente concurso, muito bem elaborado! Já estou até pensando aqui no que irei criar =P
    O bom também é que tem tempo suficiente, praticamente dois meses para fazer o projeto.

Parabéns aos organizadores dessa competição, ela vai entrar para a história do mundo maker! =D
    LIMA IS BACK!

roxe
      *
    « Resposta #4 de: Setembro 07, 2009, 06:47:50 »
    Já postei no Jornal Maker. Desejo boa sorte aos participantes e ficamos aqui na torcida!

(y)
    tenho duvidas onde posso perguntar? * é sobre o concurso*

BBeast
    • *
    « Resposta #5 de: Setembro 07, 2009, 07:01:12 »
    Só tenho uma dúvida:
    Só poderão ser utilizados mapas adicionais para sistemas adicionais, como Menus e outros;

Isso significa que não poderão ser usados mapas adcionais para cutscenes e introduções, certo?

Falou!

Meu projeto: Igrius

b.loder
    • *
    • Mapper/Roterista/Eventer/Designer
    « Resposta #6 de: Setembro 07, 2009, 07:05:19 »
    o.0
    kara só tem um problema...
    devido a gincana maker provavelmente muita gente vai estar ocupada para poder participar, pq além dos concursos temos também que manter os projetos...
    o que é o meu caso o.o
    gostaria de participar, mas nun vai dar provavelmente...
    agora umas perguntas:

tem limite de membros para o grupo ?
    Só um mapa ?
    mas nun pode fazer casas nem nada?
    ou vc diz tipo uma cidade só ?
    A Alma de um projeto é o roteiro, mas do que adianta uma alma sem um corpo?

Night'Walker
    • *
    « Resposta #7 de: Setembro 07, 2009, 07:32:51 »
    Isso significa que não poderão ser usados mapas adcionais para cutscenes e introduções, certo?

Por sistemas você deve entender sistemas de Batalha, meNus, puzzles, etc.

devido a gincana maker provavelmente muita gente vai estar ocupada para poder participar, pq além dos concursos temos também que manter os projetos...

A gincaNa maker é um evento de um membro e Não organIzacão da ReinoRPG.

tem limite de membros para o grupo ?
    Só um mapa ?
    mas nun pode fazer casas nem nada?
    ou vc diz tipo uma cidade só ?

1. Não há limites, porém haverá apeNas um premiado, o autor.
    2. Só um mapa.
    3. Só um mapa.
    3. Só um mapa mesmo.

Shocks
    • *
    • Um maker evoluindo...
    « Resposta #8 de: Setembro 07, 2009, 07:38:23 »
    Tenho algumas duvidas:

Então no caso "sistemas" vale usar um mapa para um puzzle?
    Eu posso utilizar um sistema já programado que seja de minha autoria?(caso a duvida acima seja resposta sim)

Outra coisa, eu verifiquei tem todas as comunidades inscritas que os prêmios variam de cada comunidade "local".
    Então no caso da competição se eu ganhar irei ganhar os prêmios locais de todas as comunidades ou somente aquela que meu projeto foi incrito?

Night'Walker
    • *
    « Resposta #9 de: Setembro 07, 2009, 07:42:32 »
    Então no caso "sistemas" vale usar um mapa para um puzzle?

Sim, mas depeNde muito do tipo de puzzle e como voce eNtende puzzle. Não é criar um mapa para ficar aNdando e chamar de puzzle.

Eu posso utilizar um sistema já programado que seja de minha autoria?(caso a duvida acima seja resposta sim)

Sem problemas.

Outra coisa, eu verifiquei tem todas as comunidades inscritas que os prêmios variam de cada comunidade "local".
    Então no caso da competição se eu ganhar irei ganhar os prêmios locais de todas as comunidades ou somente aquela que meu projeto foi incrito?

Cada comunidade vai lhe dar um premio chamado de Premio Local, então se recebe o premio local da ReinoRPG e o dos outros fórums também.

Cronus
    • *
    « Resposta #11 de: Setembro 07, 2009, 08:32:58 »
    É obrigatório que seja no estilo RPG, com batalhas e tal?

Não, contanto que o jogo se passe em apenas um mapa e seja feito no RPG Maker.

Tunico
    • *
    • The Sage
    « Resposta #12 de: Setembro 07, 2009, 10:06:48 »
    Só uma dúvida nooba...

É apenas 1 mapa jogável né? Eu posso criar "500" desde que sirvam para sistemas de eventos e eles não sejam vistos por quem vai jogar. Ou seja, eu posso criar outros mapas para fazer sistemas, intro, frescuras, etc.

intro = tela preta com palavras em um mapa vazio... Só pra não virar muita bagunça. (Se bem que é frescura)

Parabéns pela iniciativa, muito legal o concurso!

Night'Walker
    • *
    « Resposta #13 de: Setembro 07, 2009, 10:11:42 »
    Sim é só um mapa jogável, você pode utilizar outros para sistemas e afins, mas coisas que sejam paralelas ao jogo, ou seja, voce sempre retorNa no mesmo mapa no mesmo ponto.

OBrigado pelo elogio.

b.loder
    • *
    • Mapper/Roterista/Eventer/Designer
    « Resposta #14 de: Setembro 07, 2009, 11:21:37 »
     o.o'
    Agora a dúvida continua...
    tipow...
    no caso de eu fazer uma casa...
    dentro da vila (mapa principal) pode?

PS: pode usar qualquer recurso de outra pessoa?
    A Alma de um projeto é o roteiro, mas do que adianta uma alma sem um corpo?